Você deixa o seu cachorro te lamber? Veja os perigos desta prática

Você deixa o seu cachorro te lamber? Sabia que a saliva do seu cão pode trazer problemas à sua saúde? 

Cães lambem por diversas razões. Para pedir comida, como sinal de respeito, pedir carinho, lamber cremes que passamos no corpo, demonstração de afeto, ou também podem sinalizar ansiedade (neste caso, a lambedura compulsiva deve ser tratada com terapia comportamental). 

cachorro
Jeremy-stewardson by Unsplash

Em qualquer um dos casos, sugiro que você não deixe seu cão te lamber. 

Embora muitos humanos não se importem, e até gostem deste hábito, a saliva dos cães possui muitas bactérias nocivas à nossa espécie, e podem nos trazer problemas que vão desde infecção intestinal até infecção generalizada. 

Sua saliva carrega cerca de 400 espécies de bactérias, entre elas:

• Salmonela

• E. Coli

• Campylobacter, que pode causar gastroenterite

• Capnocytaphaga caninorsus, que pode causar septicemia

• Pasteurella multocida, meningite

Também pode trazer outros vermes e bactérias de coisas que ele cheira, come ou lambe na rua durante os passeios, por exemplo, ou nas latas de lixo dentro de casa. 

Mas se você curte as lambidas do seu cão, seguem alguns cuidados mínimos que podem ser seguidos para minimizar os riscos de infecções:

• Evite lambidas na região de mucosas como nariz, olhos e bocas, que possuem absorção mais rápida

• Lave bem os locais que ele lamber, com água e sabão

• Mantenha vacinas e vermifugação em dia (para saber mais, veja no meu canal do YouTube Flávia Campos Flac, os vídeos que gravei com a Dra Adriana da @bichodecidade )

• Não deixe o cachorro lamber feridas ou machucados. Sua saliva é cicatrizante para o próprio cão, não para a nossa pele, conforme comprovam vários estudos, realizados em função das lendas que os antigos contavam de que a saliva do cachorro era cicatrizante… Rsrss

Me conta, e você, gosta de lambeijos caninos? 

Qualquer dúvida estou à disposição! 

Flávia Campos

Terapeuta multiespécies e adestradora desde 2008, formada em Gestão Ambiental, pós em Naturopatia, estudante de Psicologia 6º semestre

Leia também: Imprinting e filhotes:

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo como Terapeuta Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais. Trabalho com cães desde 1996 (meu primeiro emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Consteladora Familiar e Psicoterapeuta Reencarnacionista em Formação.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments