Trouxe alguns conceitos religiosos de para onde os animais vão após a morte do corpo físico. Se você souber de alguma religião diferente das que trouxe aqui, compartilhe nos comentários por gentileza.
• Espiritismo: Os animais, assim como nós, são seres em evolução constante, e esta ocorre através das suas várias vidas encarnados, neste ou em outros mundos. São puros, por ainda não possuírem néo córtex desenvolvido e a capacidade de livre arbítrio, e por isso não agregam carmas, como nós. Segundo o Espiritismo, ao desencarnar, sua alma se liberta imediatamente das dores e sofrimentos da matéria, e em breve retorna para uma nova experiência em outra vida, dentro do Reino Animal, não necessariamente na espécie que viveu a experiência anterior, mas na mesma classe.
• Hinduísmo e Budismo: Na maioria das linhas de ambas as religiões, seus adeptos acreditam na Teoria da Metempsicose, onde os animais têm alma e podem evoluir para o Reino Hominal após o desencarne, assim como humanos podem retornar como animais em outra encarnação. O ciclo de reencarnações (samsara) se encerra quando a alma alcança a iluminação, ou nirvana.
• Islamismo: Acreditam que os animais têm alma, que assim como a alma dos humanos, é eterna. Quando os animais morrem, sua alma também retorna para Deus, e lá aguardam até o dia do juízo final, onde Deus devolverá a vida à eles.
• Judaísmo: Os judeus seguem várias leis e rituais de respeito aos animais, contidos na Torá, como o ritual Shechita, onde buscam o mínimo de sofrimento no abate de animais de corte. Os judeus também são contra esportes que maltratam animais. Sobre a vida após a morte, não há uma regra clara. Em minha pesquisa, há rabinos que pregam que o ciclo de vida dos animais se encerra com a morte, enquanto outros dizem que não.
• Catolicismo: Os católicos consideram que os animais são criaturas de Deus, que foram criados para nos fazer companhia e nos ajudar na Terra, e consideram pecado qualquer tipo de mals tratos ou violência contra os animais. Crêem que eles não possuem alma racional e inteligente, nem individualidade, e portanto não têm o mesmo destino dos humanos após a morte. Seguem o conceito de que não há vida após a morte para os animais.
• Igreja Adventista do 7° Dia: Também consideram que Deus criou os animais para fazer companhia aos humanos, mas interpretam a Bíblia de forma diferente dos católicos, ensinando que os animais possuem alma igual à dos homens, e que seguem para o mesmo local após a morte. Conceito similar ao do Islamismo, seguem para junto de Deus, e aguardam para voltar ao Planeta Novo, após o Dia do Juízo Final.
Qualquer dúvida estou à disposição!
Flávia Campos
Terapeuta multiespécies e adestradora desde 2008, formada em Gestão Ambiental, pós em Naturopatia, estudante de Psicologia 6º semestre
Leia também: Medicina Integrativa é Medicina?