O benefício psicológico que os pets trazem aos idosos

Além de fazer companhia e ajudar os idosos a caminhar mais, saindo do sedentarismo, e também socializar com pessoas na rua enquanto caminham com seus pets, ter animais de estimação em casa diminui sintomas de doenças como a depressão.

Um estudo realizado por Joyce Heiden e Wellington Santos, da Universidade do Contestado, em Curitiba, trouxe informações importantes a respeito do assunto.

Seu estudo visou identificar benefícios psicológicos da convivência com animais de estimação, como eram os vínculos afetivos destes com os idosos, comparar idosos com e sem pets e analisar a saúde psicológica de ambos.

pets
Srimathi Jayaprakash by Unsplash

Na pesquisa, os idosos relataram as seguintes vantagens em ter animais de estimação:

  • Os deixam mais felizes, alegres e contentes;
  • Adoram a festa que o pet faz quando alguém chega em casa;
  • Que gostam dos animais por perto porquê não se sentem sozinhos;
  • Desvio o pensamento de preocupações;
  • Consideram os animais como membros da família, nutrindo por eles um forte vínculo de afeto;
  • Por precisarem de atenção e cuidados, os bichinhos são uma atividade para eles não ficarem ociosos, proporcionando-lhes passatempo e diversão;
  • O tiram do sedentarismo, pois precisam levar os pets para passear;
  • Animais em casa trazem segurança, os deixam mais seguros.

A pesquisa concluiu que ter animais traz reais benefícios à saúde dos idosos, e mesmo aqueles que não possuem animais concordam com esta afirmação. Mostrou amplos benefícios, além da capacidade de cura e afeto que os animais possuem.

E você, conhece algum idoso (a) que esteja se sentindo sozinho ou triste? Conta pra gente aqui nos comentários!

Adote um amiguinho de 4 patas para ele, presenteie seu parente ou amigo mais velho com essa possibilidade maravilhosa que temos de conviver com esses seres de luz, que tanto ensinamento e amor trazem para nós.

E se necessário, procure um profissional na área de comportamento animal para ajudar na adaptação e educação do novo membro da casa, para que a convivência seja agradável, harmoniosa e traga todos esses benefícios acima citados!

Qualquer dúvida estou à disposição!

Flávia Campos

Terapeuta multiespécies e adestradora desde 2008, formada em Gestão Ambiental, pós em Naturopatia, estudante de Psicologia 6º semestre

Leia também: Tudo sobre castração do seu cachorro!

Flávia Campos

Flávia Campos

Atuo como Terapeuta Multiespécies desde 2008, quando criei a empresa Cães Educados, ajudando pessoas a resolverem questões caninas como transtornos comportamentais. Trabalho com cães desde 1996 (meu primeiro emprego foi em uma clínica veterinária, após trabalhei em diversas ongs). Cursei Gestão Ambiental, Psicologia, Pós em Naturopatia, sou Mestre em Reiki Usui, Consteladora Familiar e Psicoterapeuta Reencarnacionista em Formação.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments