O benefício psicológico que os pets trazem aos idosos

Cães Educados Comportamento e Educação de Cães

O benefício psicológico que os pets trazem aos idosos

Por Flávia Campos

Além de fazer companhia e ajudar os idosos a caminhar mais, saindo do sedentarismo, e também socializar com pessoas na rua enquanto caminham com seus pets, ter animais de estimação em casa diminui sintomas de doenças como a depressão.

Um estudo realizado por Joyce Heiden e Wellington Santos, da Universidade do Contestado, em Curitiba, trouxe informações importantes a respeito do assunto.

Seu estudo visou identificar benefícios psicológicos da convivência com animais de estimação, como eram os vínculos afetivos destes com os idosos, comparar idosos com e sem pets e analisar a saúde psicológica de ambos.

Na pesquisa, os idosos relataram as seguintes vantagens em ter animais de estimação:

  • Os deixam mais felizes, alegres e contentes;
  • Adoram a festa que o pet faz quando alguém chega em casa;
  • Que gostam dos animais por perto porquê não se sentem sozinhos;
  • Desvio o pensamento de preocupações;
  • Consideram os animais como membros da família, nutrindo por eles um forte vínculo de afeto;
  • Por precisarem de atenção e cuidados, os bichinhos são uma atividade para eles não ficarem ociosos, proporcionando-lhes passatempo e diversão;
  • O tiram do sedentarismo, pois precisam levar os pets para passear;
  • Animais em casa trazem segurança, os deixam mais seguros.

A pesquisa concluiu que ter animais traz reais benefícios à saúde dos idosos, e mesmo aqueles que não possuem animais concordam com esta afirmação. Mostrou amplos benefícios, além da capacidade de cura e afeto que os animais possuem.

E você, conhece algum idoso (a) que esteja se sentindo sozinho ou triste? Adote um amiguinho de 4 patas para ele, presenteie seu parente ou amigo mais velho com essa possibilidade maravilhosa que temos de conviver com esses seres de luz, que tanto ensinamento e amor trazem para nós.

E se necessário, procure um profissional na área de comportamento animal para ajudar na adaptação e educação do novo membro da casa, para que a convivência seja agradável, harmoniosa e traga todos esses benefícios acima citados!

Bjs caninos!

Flávia Campos