Você já ouviu falar sobre imprinting?
Konrad Lorenz, zoólogo, etólogo e ornitólogo austríaco, especialista em comportamento animal, estudou esse processo em várias espécies de animais, e descobriu que a fase de socialização na maioria delas ocorre em um período muito curto, que é chamado de período crítico, ou imprinting.
Na espécie humana, o imprinting ocorre durante a primeira infância. Nos cães, entre o primeiro e o quarto mês.
Os cães apreendem informações extremamente importantes que irão ditar a sua personalidade, quando estão com sua família, mães e irmãos.
Questões como socialização com outros da sua espécie, limites que são trazidos nessas interações e brincadeiras entre os outros membros da família, mãe e irmãos, parceria com outros cães, respeito à hierarquia, em atitudes como latidos excessivos, perturbação do sono dos outros, desafio de autoridade dos cães mais velhos,
É nesta fase que os filhotes se utilizam de brincadeiras para testar os outros da matilha, e também recursos como latidos, mordidas, rosnados, e outras formas de “manipulação emocional”, para conhecer os membros que fazem parte da sua família.
A mãe e os cães adultos ensinam limites aos filhotes, com correções e sinalizações de que o comportamento não é adequado ou aceitável no bando.
Quando o filhote é retirado da matilha antes dos 3 meses, perde a oportunidade destes importantes aprendizados, e pode desenvolver questões comportamentais difíceis de lidar ou tratar, e muitas delas irreversíveis.
JAMAIS adquira um filhote de canis que os entregam antes dos 3 meses. Não há razão para isso acontecer, a não ser pelo fato de que o canil deseja economizar, “se livrando” logo dos filhotes, e isso já lhe mostrará ser um local que trata os cães como produtos comerciais, sem amor, conhecimento e respeito aos aspectos essenciais para a qualidade de vida deles.
Você conhece alguém que pretende comprar ou adotar um filhote? Compartilha esse artigo por gentileza!
Me conta aqui nos comentários se você tinha conhecimento sobre a fase de imprinting, e com qual idade você adquiriu o seu filho de quatro patas.
Qualquer dúvida estou à disposição!
Leia também: Tudo sobre castração