Estudo na Finlândia comprova que ter animais em casa diminui o risco de infecção

Cães Educados Comportamento e Educação de Cães

Estudo na Finlândia comprova que ter animais em casa diminui o risco de infecção

Por Flávia Campos

A cada dia vemos novos estudos comprovando que a presença de animais em casas com bebês e crianças pequenas diminui consideravelmente a chance deles desenvolverem alergias e infecções, aumentam a imunidade, além de outros benefícios que citei neste artigo: “Por quê ter um animal de estimação?”

No estudo, que foi publicado na revista americana Pediatrics, foram analisadas quantidades específicas de pó retirados da casa de pessoas com pets. Ao mesmo tempo, 397 crianças, com idade entre 9 e 52 semanas (cerca de 2 meses à 1 ano de idade), tiveram sua saúde analisada em laboratório.

Os médicos do Hospital Universitário Kuopio na Finlândia, notaram que a presença dos animais acelera e fortalece o sistema imunológico, ajudando o bebê a lidar com as infecções no primeiro ano de vida.

Mostrou que 29% desses bebês precisaram de menos antibióticos, além de ter menos infecções nos ouvidos e respiratórias, e 44% das crianças tiveram menor probabilidade de desenvolver gripe.

Outro dado interessante do estudo é que os animais que saiam mais de casa ou viviam fora de casa, forneciam maior probabilidade de imunidade para os bebês, pois traziam micróbios para dentro de casa, o que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Segundo a pesquisa, cães e gatos auxiliam no aumento da imunidade das crianças. Porém, os que viviam com cães tinham 31% mais saúde, os que possuíam gatos em casa, 6%. Mesmo assim, um aumento de 6% na saúde do bebê já deixa as mamães mais tranquilas. Provavelmente, os gatos possuíam menos micróbios, por geralmente não saírem de casa e serem mais limpos e higiênicos que os cães.

Vale ressaltar a importância do planejamento quando se pensa em adquirir um pet em uma casa com bebês e crianças, e também quando a mulher descobre que está grávida. Procure um profissional da área de comportamento animal para te ajudar na transição e/ou adaptação, para que tenha uma convivência harmoniosa, tranquila, e possa usufruir dos benefícios acima citados, que são trazidos pelos animais para nós!

Bjs caninos!

Flávia Campos

Nenhum comentário

Adicione seu comentário