Informo que este post possui caráter espiritual, pois a ciência atual ainda não possui a capacidade de se unir à espiritualidade, e estudar o que está além da matéria e do campo mental, já que ainda vivemos em um planeta de dualidades e polaridades. Caso você não acredite que nós e os animais possuímos alma, está tudo bem ok?
Considerando que temos outros corpos além do físico, os quais chamamos em Teosofia de corpos etéricos, e que o corpo físico abriga nosso espírito, necessitamos de outro tipo de energia, diferente daquela que conquistamos através dos alimentos, para a digestão, e também do ar, para a respiração.
Os chacras são os centros que captam e distribuem essa energia, e são ilustrados em centenas de literaturas orientais como flores, que giram irradiando essa energia, e possuem quantidade diferenciada de “pétalas”, conforme sua localização no corpo.
A rapidez com a qual giram em seus pontos, a luminosidade de suas cores e a capacidade de transmissão dessa energia vital, serão proporcionais ao equilíbrio emocional, físico e mental do indivíduo.
As terapias naturais, holísticas e espirituais que utilizo em meu trabalho, têm como um dos objetivos reequilibrá-los, em cães e humanos, e auxiliam na terapia para a modificação comportamental e no adestramento.
Vamos estudar um pouquinho sobre o que são os chacras.
Em sânscrito, chacra significa “roda de luz”. São vórtices que giram constantemente, recebendo e emitindo sinais de energia vital para todo o corpo.
O registro mais antigo sobre os chacras consta nos Vedas, escrituras sagradas do Hinduísmo, há mais de cinco mil anos antes de Cristo.
Eles se encontram e se fundem nos Nadis, canais de energia que se encontram espalhados e se estendem por todo o corpo. São os meridianos usados na Acupuntura.
Cada chacra influencia áreas de nossa saúde física, emocional e mental.
Nós e os animais não humanos temos sete principais chacras, e milhares de nadis ou chacras secundários, segundo as medicinas orientais.
Os sete chacras principais são:
Básico ou Muladhara, localizado na base da espinha dorsal
Sexual ou Swadhisthana, localizado na altura dos órgãos genitais
Umbilical/Plexo Solar ou Manipura, localizado acima do umbigo
Cardíaco ou Anahata, localizado sobre o coração
Laríngeo ou Vishudda, localizado sobre a garganta
Frontal ou Ajna, localizado por entre as sobrancelhas
Coronário ou Sahasrara, localizado no topo da cabeça
Se atentar para o equilíbrio de nossa saúde emocional, é muito importante para manter nossos chacras alinhados, captando e distribuindo essa energia que nos mantém saudáveis em diversos níveis e corpos, nossos e também em nossos doguinhos.
Diversas práticas diárias, hábitos e também as terapias naturais (entre outras técnicas e terapias) nos ajudam a manter ou retomar esse equilíbrio, que pode afetar inclusive nossa relação com os nossos pets e outros humanos ao redor.
Qualquer dúvida, estou á disposição!
Flávia Campos
Terapeuta multiespécies e adestradora desde 2008, formada em Gestão Ambiental, pós em Naturopatia, estudante de Psicologia 6º semestre
Leia também: Medicina Integrativa é Medicina?